quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

MEDITAÇÃO: VENDO A CIDADE DE JERUSALÉM JESUS CHOROU! Por Nataniel Semedo da Silva




        VENDO A CIDADE DE JERUSALÉM JESUS CHOROU!  

Que é feito da minha e da tua cidade? Visitando as nossas cidades hoje, caminhando pelas suas brechas escuras onde o inimigo mata, rouba e destrói, Jesus certamente choraria! 

“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos”. Lucas 19:41,42

Gosto muito do lema que vem escrito no brasão de armas da cidade de Edimburgo na belíssima Escócia: “Nisi Dominus Frustra” (“Excepto o Senhor em vão”), desde 1647 associado à “Atenas do Norte” como é também conhecida Edimburgo. Tal escrito é uma contração heráldica normal de um versículo do Salmo 127: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. A não ser o Senhor a guardar a cidade, o vigia trabalha, mas em vão”.

Fugindo-se aos ideais dos grandes brasões que serviram de fonte de inspiração para sua fundação e seu desenvolvimento harmonioso inúmeras cidades do nosso mundo fustigadas por muitos males se convulsionam intensamente em prantos. A cidade de Bauru no interior do Estado de São Paulo - Brasil de onde escrevo estas linhas, seguindo a tradição europeia medieval de ter um brasão, desenho criado especificamente e obedecendo às leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, urbes, regiões e nações também têm o seu brasão onde aparece escrito em latim “Custos Vigilat”, em português “Sentinela Alerta”!

Jesus entrara triunfalmente em Jerusalém. A multidão jubilosa dos discípulos celebrava a uma louvando a Deus pelos milagres que tinham visto. Os fariseus, estes, numa terrível oposição, inflamados pela ira pediram ao Mestre para que mandasse os discípulos calarem. Nas portas da cidade, Jesus então vendo a situação da urbe chorou!Sua entrada triunfal se mesclou a uma grande lamentação tamanha era a incredulidade dos seus cidadãos. O Messias compungiu-se de profunda tristeza. Seu sistema límbico captando estímulos de desalento e pesar explodiu vertendo lágrimas de lamento!

Numa outra ocasião, o nosso Mestre desembarcando em sua Nazaré do assassinato e desonra aos profetas vendo uma grande multidão como ovelhas sem pastor compadeceu-se. Hoje muitos de nós vivemos em cidades sitiadas de diversas formas com os seus muros caídos onde os seus vigias e os seus profetas simplesmente dormem ou sumiram!

Na verdade, nosso Deus querendo Ele trabalha sozinho (e se, de facto, Ele não operar debalde é o trabalho dos atalaias), mas não, Ele nos permite o grande privilégio de cooperarmos com Ele num labor proativo que entrega parte do milagre às nossas atitudes.Visitando as nossas cidades hoje, caminhando pelas suas brechas escuras onde o inimigo mata, rouba e destrói, Jesus certamente choraria!

Que é feito da minha e da tua cidade?Qual tem sido o nosso serviço contando com a graça de Deus em prol das nossas cidades, vilas e aldeias?A nossa cidadania é santa e redentora como o Evangelho o é, e requer, a favor do lugar onde habitamos como oferta agradável diante de Deus?Eu e tu temos respondido positivamente à exortação divina de suplicar, orar, interceder com ações de graças por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda piedade e honestidade?Isto seria bom e agradável diante de Deus, O qual realmente deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Se assim for, Jesus Cristo vendo o lugar onde vivemos, em vez de chorar de tristeza verteria copiosas lágrimas de alegria!

*Consultar I Timóteo 2:1-4; Habacuque 1-2



A CIDADE VELHA DE JERUSALÉM

 
CIDADE DA PRAIA - CABO VERDE (VISTA AÉREA)

Sem comentários:

Enviar um comentário